A proposta para os ambientes que compõem o Plenário busca trazer clareza e identidade visual, maior unidade entre os ambientes e adequações que tragam maior integração e aproveitamento espacial. A partir disso, utilizamos estratégias projetuais que garantam melhorias em diferentes esferas: funcional, formal e técnica. Assim, atentando às demandas indicadas pelo edital, aos condicionantes que os próprios espaços sugerem e, através dos estudos e análises do local, busca-se reforçar os pontos positivos da configuração atual e, com cuidado e ponderação, propõe-se readequar aquilo que permite ganhos consideráveis aos espaços.
Visto isso, a proposta inclui a demolição de poucos trechos de alvenaria, porém estratégicos para se obter uma significativa melhoria, trazendo maior aproveitamento e integração espacial, garantindo acessibilidade universal a todos os ambientes e, ainda, promovendo uma melhor relação entre interior/exterior, com intervenções que tiram partido da iluminação natural e do contato visual com a rua.
A busca por uma identidade visual forte que ofereça maior unidade entre os ambientes é um dos princípios da nossa proposta. Tendo isso em vista, utiliza-se materialidades que se mostram presentes em todos os ambientes. Com destaque à utilização de um novo piso, o qual pode ser aplicado sobre o existente e se estende pelos diferentes espaços, trazendo maior acabamento formal e reforçando a unidade entre eles. Outro exemplo disso, é a presença de elementos e painéis amadeirados que atuam de forma positiva nas diferentes esferas: formal e estética, promovendo melhor acabamento, continuidade visual e amplitude; funcional, com a criação de espaços de armazenamento; e técnica, auxiliando no conforto acústico.
Aliado aos elementos mais fixos que compõem a proposta, optou-se por trabalhar mobiliário solto pensado para garantir flexibilidade de usos. Essa estratégia pode ser observada principalmente na área do Foyer da Recepção, onde, a partir da escolha certa desse mobiliário, se abrem diversas possibilidades de configurações espaciais para diferentes usos. Além disso, os módulos de armazenamento disposto ao longo do painel amadeirado garantem que esses mobiliários tenham abrigo quando não utilizados.
No Plenário, além da presença dos painéis, o forro ripado utilizado também atua no conforto acústico, abriga as novas luminárias e esconde as saídas do sistema de climatização. Tal estratégia traz maior leveza, amplitude e clareza ao espaço.
A readequação da Recepção permite uma nova configuração ao espaço que proporciona mais clareza e coerência espacial. O volume do balcão de atendimento atua como divisor de dois importantes espaços: a entrada imediata, onde localizam-se os equipamentos de controle e segurança; e, em sua parte posterior, cria-se um espaço ainda de acesso ao público geral, porém, consequentemente, mais reservado, o que permite abrigar diferentes usos.
A partir dos elementos de controle de fluxo, parte-se para um amplo espaço linear, que serve de circulação e abriga um espaço de estar junto à Galeria dos Presidentes e da Sala dos Conselheiros. A proposta busca reforçar o eixo principal dos espaços, onde fica o Foyer do Plenário. A utilização dos painéis atua fortemente para isso, reforçando e respeitando os direcionamentos através da retificação do espaço e de enquadramentos para os demais acessos.
Por fim, salienta-se como princípio norteador da proposta o uso de estratégias e abordagem arquitetônicas cuidadosas e ponderadas de forma a alcançar um resultado coerente no ponto de vista formal, funcional e técnico e, principalmente, respeitando e valorizando os espaços existentes, os usos e os usuários do local.
Concurso Público Nacional de Arquitetura para adequação/melhoria do Plenário do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, 2023.
Projeto: Palma Arquitetura
Localização: Palmas, TO
Imagens: Palma.vis
Equipe: Karine, Lucas, Vanessa