O projeto foi idealizado com um grupo de amigos e familiares que decidiu expandir o negócio de venda de artigos exclusivos em couro para um Showroom com o objetivo de expor os produtos. Através de soluções simples e econômicas, foi criado um espaço confortável e ligado aos conceitos da marca.
O ambiente pode ser caracterizado como elegante, leve, contemporâneo, minimalista e com movimento. As necessidades do showroom foram organizadas e dispostas em planta, sendo elas hall/vitrine, espaço de mostra, caixa e depósito. Para delimitar cada um destes espaços, foi proposta uma longa cortina de linho, criando um grande espaço central para o showroom – íntimo e acolhedor –, e espaços adjacentes, que abrigam funções de apoio. A cortina, além de reforçar a fluidez e leveza da marca, também evitou grandes gastos com construção e remoção de divisórias, esquadrias e paredes.
Trechos da cortina são abertos revelando prateleiras para exibição dos produtos. No núcleo do espaço, são criadas bases de marcenaria onde foram distribuídas diferentes funções, como espaços para apresentação dos artigos e estares com bancos estofados. A circulação em torno do espaço central é livre, permitindo que os clientes descubram os produtos conforme se sentirem confortáveis.
Seguindo as referências da marca, as cores usadas no projeto são neutras. Ao mesmo tempo, a iluminação e a cor presente em elementos de decoração e vegetação tornam o espaço mais vibrante, aconchegante e quente. Outros elementos de contraste são as grandes telas metálicas brancas, que suportam o logo da marca, também metálico e moldado a mão, de cor escura, e o caixa, no canto do projeto, que, por sua cor escura, contrasta com a tonalidade clara dos demais elementos.
Um dos desafios do projeto foi a necessidade de produzir um espaço diferenciado mesmo com um orçamento limitado. Por isso, foram pensadas em estratégias a fim de proporcionar um espaço flexível, prático e econômico. Algumas dessas estratégias foram: grande parte da marcenaria pode ser transportada e realocada, possibilitando diferentes tipos de disposição para o ambiente; a textura aplicada em algumas paredes (semelhante ao cimento queimado), também foi utilizada nas bases de marcenaria do espaço; as prateleiras e mesas de apoio do projeto receberam um acabamento chanfrado em todo o seu perímetro, gerando a impressão de que são elementos mais finos, além de otimizar o tempo de produção; a iluminação natural do espaço fica difusa através das cortinas, e é complementada por uma série de estratégias luminotécnicas que valorizam o espaço, seja de forma sutil – como as fitas de led em torno das prateleiras, seja de maneira direta – através dos trilhos. A quebra da neutralidade de cores e materiais do espaço acontece através da decoração e dos produtos expostos. A materialidade crua e natural destes produtos reforçam a identidade da marca. 
Projeto de interiores comercial, 2021.

Projeto: Palma Arquitetura
Localização: Lajeado, RS
Imagens: Palma.vis
Créditos fotográficos: Artur Pretto Junqueira
Equipe: Alexandre, Artur, Lucas, Taylane e Vanessa
Back to Top